top of page

Bastidores - planejando uma nova série de livros

Bom dia, leitoras e colegas da escrita.


Eu estou iniciando uma nova série de livros e o primeiro já está em andamento. Decidi fazer uma imersão com vocês na minha jornada de planejamento e minhas rotinas de escrita para que vocês possam acompanhar como é esse processo.


O primeiro momento de planejamento é literalmente o planejamento hehe. Eu penso no que será a série, em quantos livros ela terá, em quais serão os personagens principais e qual será a história de cada um. Como são romances, eu sempre penso em casais, ou seja, eu tenho dois protagonistas para cada livro.


Essa nova série começou com um conceito: cartas, baralho, poker, os ases.

Eu queria livros com personagens que transitavam entre o bem e o mal, que possuem uma moral cinzenta e que não se importam em fazer coisas que desagradam alguns ou que desafiam as regras sociais. Para atingir esse conceito eu passei por um brainstorming com duas colegas escritoras e dessa conversa muito produtiva surgiram Os Quatro Ases de Londres.


Mas isso foi ano passado. Havia muita coisa na frente e eu precisava continuar a trabalhar. Tinha prometido uma trilogia de duques para as minhas leitoras (estava tudo planejadinho porém oculto em algum lugar da minha cabeça) e decidi fazer uma série com 4 livros depois desse brainstorming. O conceito aumento: passei a ter títulos.





A série ficou adormecida até agora, quando decidi escrever o primeiro livro. Abri meu caderninho e fiz um planejamento rápido com: o nome de cada duque e da duquesa, seu contexto familiar breve, sua data de nascimento e seu signo.


Para O Duque de Copas (o primeiro), eu planejei mais: incluí a mocinha (e os mesmos dados como contexto familiar, data de nascimento e signo) e elaborei um pouco sobre personalidade, motivações e obstáculos que cada um terá que percorrer.


É importante também estabelecer a mentira e a verdade do personagem. O que eles acham que querem (mentira) versus o que eles realmente querem ou precisam (verdade). Infelizmente, não posso falar quais são esses elementos para vocês porque é tudo muito spoiler

Durante esse momento de planejamento inicial, eu também realizo diversas leituras e releituras. Leio romances, livros que possuem tropos parecidos com o que pretendo desenvolver, livros que tenham elementos similares (suspense, policial, terror - depende do que vou contar na minha nova história), e livros sobre escrita e técnica literária.


Vou deixar um post que fiz nas redes sociais com um vídeo falando sobre os livros técnicos que estou relendo para a série Os Quatro Ases de Londres!


Por enquanto é isso. Farei alguns posts sobre prólogo, verdade e mentira do personagem para quem quer saber mais sobre eles elementos em breve!

77 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Комментарии


bottom of page