top of page

Novela, noveleta ou conto?

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Olá, colegas da escrita.

O post de hoje é o primeiro da minha nova coluna sobre escrita. Compartilharei aqui o que descobri e aprendi pela vida de escritora. Para começar do básico, vou diferenciar novela de noveleta e conto.

Primeiro, explico que essa é uma tradução livre. Em inglês temos as expressões Novel, Novella e Short Story que se equivalem às nossas Novela, Noveleta e Conto. Busquei ajuda no Writer’s Digest e no Pen & the Pad para compreender que esses três tipos de história se diferenciam basicamente pelo tamanho.

Uma novela é o maior produto literário de ficção e diz-se poder chegar até 300 mil palavras! A partir de 50 mil já se considera seu texto uma novela. Se você planeja dar bastante espaço para sua história e para seus personagens se desenvolverem, você certamente precisará escrever uma novela.

Em uma novela você deve se aprofundar naquilo que quer contar. Histórias complexas e com muitas nuances precisam de espaço para que o leitor as compreenda e para que não fiquem pontas soltas.

As noveletas são histórias que tenham pelo menos 30 mil palavras, mas que não passem de 50 mil. Podem ser de pouco interesse para grandes editoras porque geram livros finos e que seriam custosos para produzir mas baratos no preço final, mas os ebooks popularizaram esse tipo de produto.

Os contos são histórias curtas que vão de 1.500 até no máximo 30 mil palavras. No Brasil, costumam ser partes de antologias temáticas e o tamanho do conto varia muito do que pedem os organizadores. Também vemos bastante contos como extras de histórias maiores ou como spin-offs que autoras e autores fazem para ampliar determinado aspecto de uma novela.

Em regra, o tipo de produto é escolhido pelo autor de acordo com a história que ele deseja contar, antes de começar a escrever. Decidir-se entre uma novela, uma noveleta ou um conto não é uma roleta russa do tipo “vai ser o que der quando eu terminar de escrever”. O autor precisa ter em mente o que ele quer entregar ao seu leitor antes de iniciar a produção de uma história.

Por hoje é isso! Vejo vocês no próximo post.

Ah, e me contem se gostaram e se já tinham ouvido falar desses três produtos antes!

36 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page